Município de Seia: Um Concelho para Quatro Estações

Viagem aos Sabores Tradicionais de Portugal
Próximo Destino: Município de Seia
21 de Fevereiro de 2025
Siga as nossas dicas e planeie os seus passeios pelo país! Saia com água na boca e volte saciado com a riqueza da Gastronomia Tradicional Portuguesa!
Os melhores produtos tradicionais, a melhor doçaria, as melhores especialidades e receitas. E ainda dicas de visitas e curiosidades locais!
Um guia atualizado de cada município para que possa planear o seu roteiro pessoal para fazer com a família ou com amigos, em qualquer altura do ano… sem restrições!
Um Concelho para Quatro Estações

Situada no setor sudoeste da serra da Estrela, Seia é a porta de entrada da maior montanha de Portugal Continental. O município representa 26% da área do Parque Natural da Serra da Estrela, culminando no ponto mais alto do país, na Torre, a 1993 metros de altitude.
É um território de montanhas, vales, planaltos e várzeas que, no seu conjunto, formam paisagens diversas. Aqui, respira-se ar puro, entre a simplicidade e serenidade e a grandeza desta desafiante montanha.
Um território onde a neve e a altitude permitiram a instalação da única Estância de Esqui do País. Além da neve, também a biodiversidade e a orografia são fatores distintivos, bem como pela riqueza humana, cultural, histórica e gastronómica da região.


Em termos económicos, o papel de Seia na região é importante pelos recursos biofísicos da serra da Estrela, mas também ao nível de setores como a produção de energia eólica e hidroelétrica, o têxtil, o calçado e o setor emergente do turismo, associado à natureza e à neve.
De realçar, igualmente, o crescente peso da produção e comercialização de produtos tradicionais de qualidade na área do concelho de Seia, como por exemplo, o Queijo Serra da Estrela e Requeijão Serra da Estrela – DOP, Cabrito da Beira IGP, o Borrego Serra da Estrela – DOP, Maçã da Beira Alta, Maçã Bravo de Esmolfe, vinhos DOP Dão sub-região da serra da Estrela, entre outros.

O relevo acidentado, a diversidade e beleza paisagística e a riqueza do património cultural e gastronómico são convidativos para vivências únicas nas quatro estações do ano.
A este respeito, o Centro de Interpretação da Serra Estrela é local de paragem obrigatório, pela abrangência do conhecimento que aqui se pode obter, na descoberta da maior cadeia montanhosa de Portugal Continental. Por sua vez, o Museu Natural da Electricidade, permite uma viagem centenária pela história da energia elétrica.
As Aldeias de Montanha, alojadas em vales cavados por rios e ribeiras, permitem o convívio com gentes genuínas e saberes autênticos. Aos saberes autênticos, acoplam-se os verdadeiros sabores serranos, como o Queijo Serra da Estrela, acompanhado de pão, broa ou Bolo Negro, os enchidos e o cabrito serrano e o tradicional Requeijão de Seia, com doce de abóbora.

Nos dias amenos e longos, da Primavera e Verão, o convite é para percorrer os trilhos de montanha, uma rede com mais de 350 quilómetros de percursos pedestres e cicláveis.
As lagoas da serra e as sete praias fluviais que existem no concelho, de águas puras e cristalinas, constituem interessantes escolhas no calor do Verão. No Outono, a serra ganha cores quentes e suaves e, no Inverno, a neve transforma a paisagem e cria cenários únicos e de rara beleza, o único local em Portugal onde é possível praticar desportos de inverno.
Assente nas especificidades e identidade deste território, a cidade conta, ainda, com uma rica programação anual. Exemplo disso são a Feira do Queijo, a Festa da Transumância e dos Pastores, os eventos de BTT e Ultra Trail, o Seia Jazz & Blues, o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a Cabeça, Aldeia Natal, entre outros.

Feira do Queijo Serra da Estrela

Seia volta a celebrar a sua identidade e tradição com a 48.ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela, de 1 a 4 de março, um evento que homenageia as raízes da pastorícia, o saber das queijeiras e a excelência dos produtos serranos.
Durante quatro dias, a cidade transforma-se num ponto de encontro entre sabores e saberes, onde o Queijo Serra da Estrela, produzido de geração em geração, assume o papel principal. Mais do que uma feira, este é um tributo às gentes da Serra, aos pastores e às queijeiras, guardiões de uma tradição que faz parte da identidade deste território.
A tradição secular da produção do queijo é enaltecida no Mercado do Queijo e dos Produtos Regionais, que conta com a participação de cerca de meia centena de expositores, incluindo pastores, queijarias tradicionais, produtores de queijo DOP e unidades fabris. Ao queijo unem-se os enchidos serranos, o pão de centeio, o vinho do Dão Sub-região da Serra da Estrela, o mel, o azeite, entre outros.

A base deste saber ancestral, a pastorícia, tem igualmente um espaço de destaque na área circundante ao mercado, com a recriação da Quinta do Pastor, onde a ovelha Serra da Estrela assume um papel central, e a horta pedagógica dinamizada pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela. O certame acolhe, ainda, o Concurso de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela, promovido pela Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, um momento de valorização dos melhores exemplares da raça.
Na feira, será também possível conhecer o Cão Serra da Estrela, fiel companheiro do pastor, numa mostra dinamizada pela LICRASE – Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela. O evento integra igualmente uma área dedicada ao artesanato regional, demonstrações culinárias com “cozinha ao vivo” e as tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’, dinamizadas pelo movimento associativo local, garantindo momentos de convívio e partilha de saberes.
Aliando tradição, criatividade e inovação, a programação inclui sessões de “dicas e saberes”, promovendo um maior conhecimento sobre os produtos endógenos da região. Entre os momentos altos do evento, destaca-se a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia, na tarde de segunda-feira, e a confeção de enchido ao vivo, na terça-feira, envolvendo vários produtores locais num processo demonstrativo das técnicas tradicionais.

A animação estará presente ao longo dos quatro dias, num programa diversificado que inclui a participação de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e grupos de música tradicional, reforçando o espírito festivo da feira.
O evento, promovido pelo Município de Seia, conta com a colaboração da LICRASE, da Ancose e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), com o apoio do Turismo Centro de Portugal.
A Feira do Queijo abre diariamente às 10h e encerra às 20h, à exceção da terça-feira de Carnaval, cujo encerramento será antecipado para as 16h. As tasquinhas prolongam o horário de funcionamento até às 23h nos primeiros três dias do evento.
