Município de Resende: Porta de entrada no Douro Vinhateiro

Viagem aos Sabores Tradicionais de Portugal

Próximo Destino: Município de Resende

22 de Maio de 2024

Siga as nossas dicas e planeie os seus passeios pelo país! Saia com água na boca e volte saciado com a riqueza da Gastronomia Tradicional Portuguesa!

Os melhores produtos tradicionais, a melhor doçaria, as melhores especialidades e receitas. E ainda dicas de visitas e curiosidades locais!
Um guia atualizado de cada município para que possa planear o seu roteiro pessoal para fazer com a família ou com amigos, em qualquer altura do ano… sem restrições!

A paisagem verde dos prados rejuvenescidos, as encostas pintadas de branco das cerejeiras em flor, na primavera, ou do castanho dos densos soutos, no outono, o ar puro, os cursos de água cristalinos, as espécies vegetais e animais preservados na Serra de Montemuro e o rio que é Douro, transforma este concelho num paraíso natural.

O concelho também é rico em património cultural e arqueológico e a sua gastronomia é uma referência no país, destacando-se o anho assado, as deliciosas cavacas e as suas doces cerejas.

Parta à descoberta de Resende, desfrute de toda a sua riqueza natural, cultural e gastronómica, e viva fantásticas aventuras!

Cultura e Património

Resende, um tesouro escondido nas margens do rio Douro, é uma joia rara da cultura e património português. Esta encantadora vila na região do Norte de Portugal, é abençoada com uma rica história e tradição que se reflete nos seus monumentos, festivais e costumes locais.

O singular e rico património arquitetónico de origem românica – estilo artístico que se desenvolveu em Portugal entre os séculos XI e XIII e que perdurou nesta região até ao século XV –, expresso em mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, castelos, torres e pontes está intimamente ligado à fundação da nossa Nacionalidade e testemunha o papel relevante deste território na história da nossa nobreza e das ordens religiosas.

Em Resende são quatro os monumentos que integram a Rota do Românico: Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, Igreja de S. Martinho de Mouros, Igreja de Santa Maria de Barrô e Ponte da Panchorra.

A cultura de Resende é igualmente rica e vibrante. Os seus habitantes são conhecidos pela sua hospitalidade e calor humano, e é comum ver as ruas da vila animadas com festivais e celebrações ao longo do ano.

Cozinha Regional

O prato mais típico de Resende é o anho assado, nome dado nesta região, ao pequeno cordeiro, criado em rebanhos que pastam nos prados férteis, a ementa de todas as mesas resendenses, em dias de festa.

O forno é aquecido com lenha até atingir a temperatura adequada, o anho é temperado com o picado, que é preparado no dia anterior, num alguidar é colocado o arroz com a calda. Por cima do alguidar, numa grelha, o anho assa lentamente libertando sucos que caem sobre o arroz dando-lhe um sabor único. As batatas, partidas em gomos e temperadas com o picado, assadas também elas no forno, compõem este harmonioso e delicioso manjar.

Dentro da gastronomia resendense não podemos esquecer as Cavacas de Resende.

As cavacas de Resende são consideradas um dos marcos do concelho e um dos doces regionais mais apreciados em Portugal.

Este doce, que mede cerca de 5 cm de comprimento por 2,5 cm de largura e 2 cm de espessura, necessita para a sua confeção de apenas quatro ingredientes: ovos, farinha, água e açúcar.

Encontram-se à venda durante todo o ano em diversos cafés, pastelarias e restaurantes do concelho e, como a sua confeção é aparentemente fácil, há muitas pessoas que as sabem confecionar, não correndo o risco de esta tradição acabar.

Trilhos Pedestres

Os trilhos pedestres de Resende são uma verdadeira aventura para os amantes da natureza e da caminhada. Localizados numa das regiões mais pitorescas de Portugal, estes trilhos oferecem uma oportunidade única de explorar a beleza natural e o património cultural desta região encantadora.

Com uma variedade de percursos que se estendem por montanhas, vales e margens de rios, os trilhos pedestres de Resende oferecem algo para todos os gostos e níveis de experiência. Desde caminhadas suaves ao longo das margens do rio Douro até trilhos mais desafiadores que serpenteiam pelas colinas verdejantes da região, há sempre algo novo para descobrir a cada passo.

Onde Dormir

Resende, porta de entrada no Douro Vinhateiro, classificado Património Mundial da Unesco, tem uma beleza paisagística única.

A paisagem verde dos prados rejuvenescidos, as encostas pintadas de branco das cerejeiras em flor, na primavera, ou do castanho dos densos soutos, no outono, o ar puro, os cursos de água cristalinos, as espécies vegetais e animais preservadas na Serra de Montemuro e o rio que é Douro, transformam este concelho num paraíso natural e no destino ideal para umas boas férias ou para um fim de semana em família.

Para bem receber, o concelho dispõe de diversas unidades de alojamento que contribuem para o bem-estar dos nossos turistas e visitantes, de forma a usufruírem do que Resende tem de melhor!

Consulte os diversos alojamentos disponíveis nas respetivas categorias.

Fim-de-semana gastronómico de 24 a 26 de maio em Resende

De 24 a 26 de maio, o Município de Resende promove o Fim-de-Semana Gastronómico, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, com diversas atividades ao longo do fim de semana.

Assim, convidamos os amantes da boa gastronomia a deliciarem-se com o melhor da nossa tradicional gastronomia: o anho assado no forno a lenha e as afamadas Cavacas de Resende.

Nesta edição, a iniciativa conta com a adesão de 9 restaurantes: Douro Marina Hotel & SPA; Douro à Vista; Restaurante das Caldas; O Gentleman; Paga Tu; Fonte Luminosa; Dona Maria; O Bom Sabor da Nela e Churrasqueira Pepitos, que efetuarão a oferta de um copo de vinho de boas vindas à nossa região durante todo o fim de semana gastronómico.

Festival da Cereja 2024

Este ano, o Município realiza o Festival da Cereja nos fins de semana de 1 e 2, 8, 9 e 10 de junho, numa mostra onde visitantes terão oportunidade de adquirir o suculento fruto, diretamente do produtor, a preços especiais.

Como já é habitual, o certame conta com outros produtos ligados ao fruto (licores, compotas e doces), artesanato local e Cavacas de Resende, bem como animação de rua e animação infantil para os mais pequenos, com diversas atividades e muita diversão.

O cortejo “Marcha das Cerejas” abrilhantará as ruas de vila de Resende, no dia 2 de junho, a partir das 15h00, com carros alegóricos e a participação de cerca de 500 marchantes, que vão apresentar marchas populares alegres e coloridas, representando as 11 freguesias do concelho.

De referir que a Cereja de Resende é o fruto de excelência do concelho, dinamizando a economia local e um número significativo da população, tendo vindo a conquistar, ao longo dos anos, um lugar de destaque no panorama nacional.