Município de Proença-a-Nova: Parta à descoberta!
Viagem aos Sabores Tradicionais de Portugal
Próximo Destino: Município de Proença-a-Nova
14 de Setembro de 2023
Siga as nossas dicas e planeie os seus passeios pelo país! Saia com água na boca e volte saciado com a riqueza da Gastronomia Tradicional Portuguesa!
Os melhores produtos tradicionais, a melhor doçaria, as melhores especialidades e receitas. E ainda dicas de visitas e curiosidades locais!
Um guia atualizado de cada município para que possa planear o seu roteiro pessoal para fazer com a família ou com amigos, em qualquer altura do ano… sem restrições!
Proença-a-Nova no prato.
No centro de Portugal, Proença-a-Nova dá-lhe as boas vindas para uma viagem pela natureza, pelo património cultural, por paisagens deslumbrantes, por um roteiro das artes inspirador, por desportos de aventura e, claro está, com várias paragens para apreciar os nossos sabores mais tradicionais.
No último fim de semana de setembro, convidamo-lo a vir degustar duas especialidades do concelho: maranho e o plangaio. Antigamente era servido apenas em alturas festivas, como nos casamentos e nas festas de cada povoação. O maranho, na ementa tradicional, enriquecia o cozido, mas hoje é frequentemente servido com outros acompanhamentos. Além da carne de cabrito ou cabra e dos melhores enchidos, a hortelã é o ingrediente que lhe dá o aroma e gosto característico. O plangaio é um enchido quase exclusivo das freguesias de Montes da Senhora e Sobreira Formosa, que tem como base a farinheira, a que se adicionam os ossos do espinhaço do porco. Era uma forma de rentabilizar os ossos, criando um enchido diferente e mais rico que a farinheira. É servido acompanhado de couves.
Estes sabores com tradição foram sendo aprimorados ao longo de gerações, utilizando os recursos endógenos e misturando-os de forma a criar uma das expressões mais vivas do território: a gastronomia.
Os nossos eventos gastronómicos.
Sobreira Formosa prepara-se para receber mais uma edição deste certame gastronómico que renova o seu sucesso ano após ano. Só no ano passado foram vendidas mais de 1.000 doses de ambos os produtos durante os dois dias de festival, além da venda direta.
O Plangaio e o Maranho são dois produtos endógenos do concelho e atraem centenas de pessoas para provar estas iguarias servidas pelas associações locais, num evento que conta ainda com produtores e artesãos que complementam a oferta com filhós, pão, licores, compotas, enchidos, entre outros produtos e artesanato.
No programa o destaque vai para a atuação de Augusto Canário no sábado à noite. Neste primeiro dia de festival há ainda outras propostas musicais com a atuação de Carlos Agostinho & Companhia e o grupo Jorge Gonçalves Trio. No domingo, os cabeça de cartaz são os Arame Ensemble que conta com a participação de Ana Sofia Ventura, natural desta freguesia, sem esquecer o concerto da Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Fratelense e o showcooking com Fábio Bernardino. Mais informações
Marque também na sua Agenda:
Receitas para fazer
e comer em casa.
(Mas não é a mesma coisa)
Para começar, sugerimos maranho acompanhado com salada de almeirão. Sugerimos como prato principal cabrito assado ou o afogado da boda e, para rematar em beleza, a tradicional tigelada de Proença-a-Nova para sobremesa. Passo a passo, aprenda a fazer cada uma destas iguarias. Deixamos, no entanto, o alerta: não é a mesma coisa. Pode sempre visitar-nos e descobrir as diferenças!
Entrada
Maranho e salada de almeirão
Prato Principal
Cabrito Assado
Prato Principal
Afogado da Boda
Sobremesa
Tigelada
Para abrir o apetite: pedestrianismo
Entre janeiro e junho de 2023, participaram nos passeios pedestres do Município 790 caminheiros ao longo de um total de 60 quilómetros, aproximadamente, números que comprovam que Proença-a-Nova é um destino de pedestrianismo de excelência.
PASSEIO PEDESTRE nº 200
Desde 2003 que, de forma contínua, que os passeios pedestres do Município se realizam a cada terceiro domingo do mês e percorrem o concelho por trilhos e caminhos fora dos circuitos marcados, dando assim a conhecer outros locais desconhecidos, isto significa que a cada passeio há novos percursos para descobrir.
A 17 de dezembro deste ano, os passeios pedestres do Município chegam à marca dos 200 passeios, coincidindo com o temático NaTal Rota Gourmet, onde os participantes são convidados a caminhar e desfrutar da natureza, mas ao longo do percurso podem experimentar várias iguarias gastronómicas locais associadas ao período natalício. Em 2023, este passeio será ainda mais especial por assinalar o número 200 e que contará com animação acrescida e um programa festivo que inclui teatro, música, entre outras comemorações como o lançamento do site de Rotas do concelho de Proença-a-Nova.
PASSEIOS PEDESTRES MARCADOS
Paisagens naturais, monumentos megalíticos, vestígios das invasões francesas, miradouros, geossítios, fauna e flora diversificada. Os passeios pedestres do concelho, marcados segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, oferecem diferentes atrativos para quem se queira fazer ao caminho. Sete dos percursos são de pequena rota e um deles é a Grande Rota da Cortiçada – GR39, com mais de 130 quilómetros. Temos ainda vários trilhos, incluindo o da Ribeira da Isna que acompanha este curso de água entre as praias fluviais do Malhadal e da Aldeia Ruiva. Mais informações
ROTA DAS MEMÓRIAS, ALDEIAS E HISTÓRIAS
Na Rota das Memórias, Aldeias e Histórias preparámos um percurso para ser feito em duas ou quatro rodas para que percorra o território na descoberta de paisagens panorâmicas, aldeias típicas de xisto, recantos naturais e muito mais. Nas zonas onde o alcatrão não chega, existem razões e condições para a prática de TT: a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova organiza anualmente, normalmente no primeiro fim de semana abril, o passeio Todo o Terreno envolvendo jipes, motos e quads.
O Município colabora ainda com outros parceiros para organizar provas, inseridas ou não em campeonatos oficiais. É o caso do Rali Cortiçada, numa parceria com o Lusitânia Automóvel Clube, que propõe competição nas categorias de regularidade e regularidade histórica. O Classic Club de Portugal realizou nas estradas do concelho, em 2021 e 2022, uma das etapas do Campeonato de Portugal de Novas Energias, com viaturas 100% elétricas. Mais informações
Passeios Pedestres
Paisagens naturais, monumentos megalíticos, vestígios das invasões francesas, miradouros, geossítios, fauna e flora diversificada. Os passeios pedestres do concelho, marcados segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, oferecem diferentes atrativos para quem se queira fazer ao caminho. Sete dos percursos são de pequena rota e um deles é a Grande Rota da Cortiçada – GR39, com mais de 130 quilómetros. Temos ainda vários trilhos, incluindo o da Ribeira da Isna que acompanha este curso de água entre as praias fluviais do Malhadal e da Aldeia Ruiva.
Além dos percursos marcados, que podem ser feitos por quem gosta de turismo de natureza, mensalmente são realizados passeios guiados que vão percorrendo diferentes zonas do concelho. Mais informações
Dicas de visita.
Em 2023, o Município de Proença-a-Nova assinala o Ano Municipal das Artes, sugerimos que inclua na sua vinda a Proença-a-Nova a passagem por alguns dos nossos principais pontos de visita obrigatórios:
ROTEIRO DAS ARTES
Com obras de artes integradas na malha urbana de Proença-a-Nova, em várias aldeias ou na paisagem, o roteiro das artes é um convite para olhar a criação artística e as reflexões por trás de cada obra. Mais informações
CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA
Tocar, sentir os cheiros e os materiais da floresta, aprender experimentando e participando nas muitas atividades propostas: no Centro Ciência Viva da Floresta há desafios para todas as idades, que dão a conhecer a floresta como fonte de bem-estar, fonte de vida e fonte de riqueza – os três temas em torno dos quais está estruturada a exposição. Mais informações
FORTES E BATERIAS
O Forte das Batarias, localizado muito próximo da aldeia de Catraia Cimeira, recorda-nos alguns momentos recentes da história de Portugal recheada de invasões e ameaças à nossa soberania. Em 1762, por ocasião da Guerra das Laranjas, foi criada a linha defensiva da Serra das Talhadas e Moradal com a construção de um conjunto de fortes e baterias que impediram que os exércitos invasores avançassem em direção à capital. Mais informações
PRAIAS FLUVIAIS
São um dos atrativos turísticos do concelho e nasceram do aproveitamento cuidado das linhas de água que o cruzam. Aldeia Ruiva, Alvito, Cerejeira, Fróia e Malhadal constituem a rede de praias fluviais do concelho, valorizadas pela moldura natural e servidas por equipamentos construídos com a preocupação de preservar a identidade dos locais, recorrendo a materiais como o xisto e a madeira. Mais informações
MUSEU ISILDA MARTINS
A história deste núcleo etnográfico cruza-se com a do Grupo de Danças e Cantares de Sobreira Formosa, fundado em 1979. Foi por iniciativa da diretora técnica do grupo, Isilda Martins, que se iniciou a recolha de objetos de uso quotidiano, vestuário, alfaias agrícolas e outros utensílios entretanto organizados de forma a recordarem aos visitantes memórias da vida no concelho, particularmente na primeira metade do século XX. Três dos sete núcleos em que está organizado contemplam atividades ligadas à agricultura e floresta, enquanto nos restantes quatro são recordados espaços centrais da casa e ofícios tradicionais – como o sapateiro, o ferreiro ou a modista. Existe ainda um módulo expositivo que contempla o vestuário e algumas peças que se destacam pela antiguidade ou pela curiosidade. Mais informações
ALDEIA DO XISTO DA FIGUEIRA
Junto ao forno comunitário da Figueira, o cheiro a pão quente espalha-se pelas estreitas ruas em volta. Na parede de xisto ao lado da porta do forno, mantém-se o sistema original de marcações em que as famílias selecionavam o dia em que queriam cozer o pão. O forno era o coração da aldeia e volta hoje a dinamizar esta localidade: todas as semanas pão e broa frescos saem do forno para as prateleiras da Loja da Aldeia. Embora não estejam integradas na rede das Aldeias do Xisto, existem outras povoações igualmente com núcleos bem preservados. É o caso da aldeia de Oliveiras, junto à praia da Fróia, onde podem ser encontrados artesãos que trabalham ao vivo, e das aldeias de Cunqueiros e Pedreira. Mais informações
Onde comer e onde dormir.
Para preparar a sua viagem contacte-nos:
Posto de Turismo
Segunda a sexta-feira: 9h00 às 18h30
Sábados: 9h30 às 15h00
Domingos e feriados: 9h30 às 13h30
T: 939 623 269 | postodeturismo@cm-proencanova.pt