Município de Palmela, uma Terra para Descobrir!

Viagem aos Sabores Tradicionais de Portugal
Próximo Destino: Município da Palmela
28 de Julho de 2023
Siga as nossas dicas e planeie os seus passeios pelo país! Saia com água na boca e volte saciado com a riqueza da Gastronomia Tradicional Portuguesa!
Os melhores produtos tradicionais, a melhor doçaria, as melhores especialidades e receitas. E ainda dicas de visitas e curiosidades locais!
Um guia atualizado de cada município para que possa planear o seu roteiro pessoal para fazer com a família ou com amigos, em qualquer altura do ano… sem restrições!
Vila de Palmela, património e paisagens únicas

O Centro Histórico da Vila de Palmela revela as estratégias defensivas de outros tempos e convida a regressar ao século XII relembrando o momento em que a população desce do Castelo e cria identidade ao seu redor.
Ruelas estreitas, becos e labirintos testemunham a sua origem de cariz medieval, bem como a evolução da arquitetura – visível nos elementos decorativos em ferro forjado e azulejos com cenas da vida quotidiana da vindima -, e escondem miradouros com paisagens magnifícas… verdadeiros refúgios de tranquilidade.
Saiba mais no Guia Turístico de Palmela.

“Palmela Wine Jazz”: aprecie os melhores vinhos ao som da música!
O Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela, vai ser palco da 9.ª edição do “Palmela Wine Jazz” de 18 a 20 de agosto, das 18h00 às 24h00 (com exceção de domingo que encerra às 23h00).
Serão três dias de promoção dos vinhos da Península de Setúbal, ao som das notas criativas do Jazz, com um cartaz de espetáculos composto por Sul, Mad Nomad, João Espadinha, João Lencastre’s Communion “Unlimited Dreams”, Samuel Lercher Trio e L.U.M.E. (Lisbon Underground Music Ensemble). Haverão ainda espetáculos no palco Bobo da Corte: no dia 18, “Remember Sinatra” com Ivo Soares e Zé Soares e, no dia 19, JazZeca. Para além da música, haverá provas comentadas e harmonizações, promoções das adegas participantes, feira de vinhos e winebar .
Consulte o programa completo aqui.

Conheça os sabores de Palmela nos Fins de Semana Gastronómicos!
O calendário 2023 do “Palmela – Experiências com Sabor!” reserva, ainda, até ao final do ano, mais três Fins de Semana Gastronómicos a não perder: Vinho de Palmela (setembro), Coelho à Moda de Palmela (outubro) e Moscatel de Setúbal (novembro/dezembro).
Os Fins de Semana Gastronómicos – iniciativa com lugar de destaque no “Palmela – Experiências com Sabor – são uma organização do Município de Palmela e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Criados em 2010, os Fins de Semana Gastronómicos têm como objetivo a promoção da marca turística Palmela, associada à gastronomia e aos produtos locais de qualidade. Nesse sentido, são criadas sugestões que integram as ementas regulares dos estabelecimentos de restauração aderentes.
Este programa municipal de promoção gastronómica, que tem como madrinha a Chef Marta Nunes, apresentou já este ano, iniciativas que evidenciaram a Fogaça de Palmela, o Queijo de Ovelha, a Sopa Caramela e a Fruta de Palmela, para além da realização da 3.ª Mostra Gastronómica Literária “Pela Boca entra a Literatura” e do Concurso de Doçaria de Palmela.
Agende a sua próxima experiência e descubra os sabores de Palmela!
Calendário até final do ano aqui.

Castelo de Palmela: visite e conheça a história do monumento
Erguido num impressionante local de domínio sobre o mar e sobre a terra, o Castelo de Palmela permite avistar a cordilheira da Arrábida, Setúbal, o estuário do Sado e a Península de Tróia, o Tejo e a costa de Lisboa.
Com ocupação islâmica entre os séculos VIII-XII, o Castelo de Palmela foi conquistado por D. Afonso Henriques em 1147 e definitivamente recuperado por D. Sancho I. Sede definitiva da Ordem de Santiago de Espada, de 1443 até à sua extinção, em 1834, a fortificação é Monumento Nacional desde 1910.
Dentro das muralhas do Castelo encontra a Igreja de Santiago, o Museu Municipal de Palmela, as ruínas da Igreja de Sta. Maria, em cuja sacristia está instalado o Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, a Pousada Histórica de Palmela e o Posto de Turismo.
Saiba mais e consulte o Guia do Viajante aqui.



Museu e espaços museológicos salvaguardam património cultural
Palmela oferece às/aos visitantes diversos espaços museológicos sob a alçada do Museu Municipal de Palmela, nomeadamente, o Museu A Estação e o Museu da Música Mecânica.
O “Museu – A Estação” – o mais recente, inaugurado a 1 de junho de 2021 – está localizado no antigo edifício da estação ferroviária de Pinhal Novo datada dos anos 30 do século passado, onde se podem apreciar 23 painéis de azulejos de 1938, representando diversas paisagens da região.
A exposição apresenta peças doadas por antigos ferroviários e/ou suas famílias, recolhe memórias locais e divulga investigação historiográfica sobre as linhas férreas que aqui se cruzam.
Saiba mais aqui.


Natureza e Enoturismo: parta à descoberta dos “Jardins de Vinhas”
É nos jardins de vinhas de Fernando Pó que nasce o primeiro percurso pedestre e ciclável, de índole enoturística, na Península de Setúbal – a Pequena Rota “Jardins de Vinhas”.
Ao longo dos seus 11,5 km entre a vinha e o montado de sobro, este percurso oferece uma visita de descoberta à marcante paisagem de Fernando Pó. Pode ser iniciada em qualquer uma das adegas, sendo circular e adequada a ambos os sentidos. Com sinalética informativa, permite um passeio em segurança pelos trilhos assinalados onde é ainda possível travar conhecimento com as várias castas características desta região vinícola.
Enquanto caminha entre o vinhedo, ouça e observe as aves que aqui habitam… Trepadeiras Azuis, Gaios, Chamarizes, Pintassilgos, Verdilhões e Chapins- Reais, entre outras. Um percurso envolvido por um silêncio cheio de notas que estimulam a perceção da paisagem. Detenha o olhar nas videiras que a cada altura do ano ganham diferentes cores e parta à descoberta dos Jardins de Vinhas.
Saiba mais e veja ao vídeo aqui.

Palmela em Festa: o que não perder até dezembro
Conheça o calendário de eventos do Município “Palmela em Festa” e visite-nos nas próximas iniciativas. O “Palmela Wine Jazz”, a Festa das Vindimas, a Feira Medieval de Palmela, a Festa de Todos os Santos e o Festival de Moscatel são algumas das próximas ações que integram o calendário 2023.
Palmela é um concelho dinâmico e, ao longo de todo o ano, oferece propostas diversificadas, que vão da cultura, ao desporto, gastronomia, enoturismo, recriação de tradições, feiras e festas populares.
Saiba aqui tudo o que ainda pode ver e fazer em Palmela até ao final deste ano!