Município de Arruda dos Vinhos: Bem-vindos ao Vale Encantado

Viagem aos Sabores Tradicionais de Portugal
Próximo Destino: Município de Arruda dos Vinhos
24 de Outubro de 2024
Siga as nossas dicas e planeie os seus passeios pelo país! Saia com água na boca e volte saciado com a riqueza da Gastronomia Tradicional Portuguesa!
Os melhores produtos tradicionais, a melhor doçaria, as melhores especialidades e receitas. E ainda dicas de visitas e curiosidades locais!
Um guia atualizado de cada município para que possa planear o seu roteiro pessoal para fazer com a família ou com amigos, em qualquer altura do ano… sem restrições!
Bem-vindos ao Vale Encantado.
O Município de Arruda dos Vinhos apresenta um cenário histórico, artístico, natural e paisagístico único localizado a 30 km da capital e com cerca de 77,7 km² de território.
Um documento de 1172 de doação da vila de Arruda à Ordem de Santiago, mandado lavrar por Dom Afonso Henriques, parece constituir o documento oficial mais antigo encontrado até ao momento, no que respeita à “fundação” jurídica do Município.
Arruda dos Vinhos foi palco de diversos episódios marcantes na História de Portugal, destacando-se a resistência à 3.ª Invasão Francesa a Portugal, para a qual a população se empenhou na construção das estruturas militares que edificaram as Linhas de Torres e adotou a Política da Terra Queimada. Ainda hoje são percetíveis vestígios dos Fortes do Cego, da Carvalha e do Paço, Monumentos Nacionais, no território do Município.

A paisagem de contrastes vai encantar os amantes da natureza com a possibilidade de percorrer os passeios pedestres, passeios BTT, parapente, geocaching e o Circuito das Linhas de Torres, a par da contemplação, onde a vista se perde, nos miradouros concelhios.
A terra da “Bruxa d’Arruda” é uma terra única onde o rural e o urbano convivem, apenas a 20 minutos de Lisboa. Descubra o vasto património cultural existente nas quatro freguesias (Arruda dos Vinhos, Arranhó, Cardosas e S. Tiago dos Velhos) e visite as Igrejas Paroquiais e o Chafariz pombalino (Imóvel de Interesse Público), monumento icónico da urbanidade deste Vale Encantado. Uma visita a Arruda dos Vinhos não ficará completa sem uma passagem pelo Centro Cultural do Morgado onde poderá viajar no tempo percorrendo o antigo jardim e as salas de um solar setecentista, hoje Biblioteca Municipal Irene Lisboa.

Deixe-se levar pelos sabores tradicionais da gastronomia e dos néctares únicos desta zona vinícola reconhecidos a nível nacional e internacional. Ideais para isso, são, por exemplo os momentos altos do Mercado Oitocentista, no mês de junho, do Festival do Caracol e dos Seculares Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação, muito marcadas pela tradição tauromáquica, em agosto, ou da incontornável Festa da Vinha e do Vinho, nos meses de outubro e novembro, que conta já com mais de duas dezenas de edições onde o certame convoca à apresentação da cultura da vinha e da produção vinícola culminando em provas e mostras de vinhos, realização de colóquios sobre esta atividade que constitui um importante pólo económico no Concelho.
Descubra Arruda dos Vinhos!
Gastronomia.
O potencial e atratividade turística de Arruda dos Vinhos distingue-se, desde logo, por um trinómio que convoca a Bruxa d’Arruda, a gastronomia e os vinhos. Se enquadramos a dinâmica territorial e geográfica temos então, o Vale Encantado, como espaço geográfico de interpretação e de ação turística através do património civil, militar, religioso, gastronómico, vitivinícola e paisagístico.
O “menu” que lhe apresentaremos de seguida dá a conhecer o sabor dos pratos tradicionais locais. Estas especialidades que aguçam o apetite são fruto de uma escolha criteriosa das matérias-primas que fazem de Arruda dos Vinhos um local de repetidas passagens gastronómicas, desde a genuína tasca até ao restaurante mais elaborado.
Em Arruda dos Vinhos o Bacalhau é Rei e as Carnes de Capoeira Rainhas da ementa gastronómica concelhia, a par dos menus oitocentistas que em junho e outubro se apresentam nos restaurantes do Concelho. Destaque para a doçaria regional, a deliciosa Bruxa d’ Arruda, uma pequena torta de noz recheada com doce de ovos e coberta por um fio de chocolate e os típicos pastéis de São Lourenço da freguesia de Arranhó, pequenas queijadas de canela, mel e passas de uva.

Bacalhau – Rei das Ementas Gastronómicas
Em Arruda dos Vinhos, o Bacalhau é o rei, sendo este território conhecido e afamado pelo Bacalhau de referência do Oeste, mas não só!
Bacalhau Assado na Brasa, Bacalhau com Broa, Bacalhau na Telha, Bacalhau em Crosta de Milho, Bacalhau à Casa, Mil-folhas de Bacalhau, Trouxa Rústica de Bacalhau, Tiborna de Bacalhau, Bacalhau à Lavrador, Lasanha de Bacalhau ou o Bacalhau à Portimonense são apenas algumas das iguarias gastronómicas que poderá deliciar-se acompanhadas, claro está, de um vinho de Arruda!

Carnes de Capoeira – Rainhas da Ementa Gastronómica
A Mostra Gastronómica “Carnes de Capoeira”, que decorre anualmente em maio, promove os produtos endógenos, os vinhos, os restaurantes e os operadores turísticos locais.
Neste local de sabores que se cruza com outras áreas e saberes, cada prato confecionado com as típicas carnes de capoeira é uma viagem na imensa paisagem de Arruda dos Vinhos. Durante a mostra gastronómica “Carnes de Capoeira” os restaurantes aderentes apresentam pratos com coelho, faisão, frango, galinha, galo, pato e peru.


Ementa Oitocentista
A Mostra Gastronómica “Ementa Oitocentista” decorre durante o Mercado Oitocentista e no mês de junho, onde poderá apreciar a bela gastronomia de época. Seguindo ementas do século XIX, os restaurantes aderentes apresentam sopas, pratos ou sobremesas que deliciaram os nossos antepassados: Sopa de Castanhas e Perdiz e a típica Canja, pratos como a Chanfana, Galinha Corada, Língua de Vaca sabor de Molho Madeira, Sardinhas com Ervas Finas, Bacalhau à Provençal e ainda as sobremesas: leite-creme queimado e pudim de café. Para acompanhar estes manjares, os restaurantes recomendam os vinhos de Arruda dos Vinhos!


Bruxas d’Arruda – Doçaria regional
As Bruxas d’Arruda foram criadas em 1994, por José Filipe de Jesus Ramalheiro, proprietário da antiga Confeitaria Flamingo, apelando a uma das famosas Lendas de Arruda e assim despertar a curiosidade sobre o doce e o território arrudense. As Bruxas dArruda, são mini tortas de noz, recheadas com doce de ovos e cobertas com um fio de chocolate. São fabricadas em Arruda dos Vinhos e são comercializadas na Loja G Garrafeira Gourmet Gifts.
Pastéis de S. Lourenço – Doçaria regional
Símbolo máximo da gastronomia da freguesia de Arranhó são os Pastéis de São Lourenço. Cláudia Lourenço, cujos trisavôs detiveram uma padaria em Arranhó em meados dos anos 50, recuperou uma receita antiga e criou a marca “Pastel de São Lourenço”, marca registada assim como a receita do doce. A Junta de Freguesia teve a missão de criar a nova imagem do produto para a divulgação e comercialização do mesmo. Atualmente este pastel está disponível por encomenda. Farinha, ovos, canela, mel, frutos secos e açúcar em pó fazem parte da receita deste doce que tem feito as delícias de quem o prova.

Vinhos – Arruda é dos Vinhos e os Vinhos são de Arruda.
Os vinhos, a paisagem de contrastes, a gastronomia, o património, a cultura imaterial e as lendas seculares fazem deste Concelho um Vale Encantado a 20 minutos de Lisboa, uma terra única onde o rural e o urbano convivem e onde a vista se perde, nos miradouros concelhios.
Arruda dos Vinhos integra a zona de DOC Arruda. Como o próprio topónimo invoca, Arruda dos Vinhos é um território vinhateiro por excelência com forte tradição vitivinícola onde se elevam vários hectares de vinha plantada para que possa descobrir e degustar os vinhos deste Vale Encantado, muitos deles medalhados a nível nacional e internacional. De acordo com os dados do IVV, Arruda dos Vinhos tem atualmente 429 exploradores de vinha e 924 hectares de vinha plantada.
Convidamos a prolongar as experiências únicas que Arruda dos Vinhos tem para oferecer, vamos brindar!

Património Edificado, Monumentos, Jardins e Outros Pontos de Interesse

Enquadramento do pedestrianismo em Arruda dos Vinhos
O concelho de Arruda dos Vinhos apresenta um cenário histórico, artístico, natural e paisagístico único, onde o rural e o urbano convivem, apenas a 20 minutos de Lisboa.
Pautado pelas paisagens típicas da região Oeste, o concelho de Arruda dos Vinhos é a entrada para o Centro de Portugal, sendo um local de agradáveis experiências turísticas, culturais e desportivas e com várias potencialidades para o turismo de natureza.
Arruda dos Vinhos é um concelho aprazível que convoca à contemplação e onde o património e a natureza são uma constante redescoberta.
A diversidade paisagística, os miradouros naturais ou as quedas de água são marcos deste território.

Percurso Pedestre «Por Serras de Al-Ruta» – PR1 ARV
Tem lugar no concelho de Arruda dos Vinhos este percurso pedestre de grande beleza pela sua vista panorâmica. O percurso cruza vários locais de interesse ambiental e cultural, podendo ser admirada a vegetação típica da região e a riqueza faunística.
O nome Arruda dos Vinhos deriva do topónimo latino Ruta/Rutae(Rota), adquirido durante o período de ocupação muçulmana o prefixo al, passando a designar-se Al’Ruta. Posteriormente adquiriu “dos Vinhos”, devido à abundância e qualidade dos vinhos que possui. A tradição popular atribui o nome da Vila à abundância, em tempos, do arbusto Erva Arruda (RutaChapelensis), sendo ainda possível encontrá-lo em alguns pontos do concelho.
Ao longo deste percurso é possível contemplar uma paisagem muito diversificada. Arruda dos Vinhos caracteriza-se por ser um território vinhateiro por excelência, o que na época do Outono confere a este local cheiros muitos agradáveis e característicos da região.
Do Forte do Cego é possível ver a Serra de Montejunto e o complexo montanhoso de Aire e Candeeiros, percetível em dias de céu limpo.
Do Forte da Carvalha avistam-se outros fortes da 1.ª e 2.ª linhas de defesa de Lisboa que integram a Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras e, em dias de céu limpo alcança- se a Pena de Sintra, Cristo Rei e parte da Arrábida, assim como grande parte da Lezíria Ribatejana. Neste ponto elevado poderá descobrir algumas espécies de aves e outros animais, tais como a Perdiz, o Coelho, o Falcão e a Águia de Asa Redonda (espécie muito rara).
Ao descer até ao lugar da Capela poderá ser contemplado todo o “Vale Encantado” de Arruda dos Vinhos. Chegados à vila, o Rio Grande da Pipa e o seu movimento convocam a uma breve paragem até regressar ao ponto de partida, que é também o de chegada.

Grande Rota das Linhas de Torres – GR30: Troço de Arruda dos Vinhos
O Município de Arruda dos Vinhos integra a Rota Histórica das Linhas de Torres, promovendo o património das Linhas de Torres associado ao bem-estar e lazer de quem visita o território. Sendo as Linhas de Torres um conjunto de fortificações militares, que em muito contribuíram para a atual constituição da Europa, protegendo o reino de Portugal na 3.ª Invasão Francesa em 1810, situado em zonas rurais e elevadas, destacam-se as paisagens agrícolas e florestais que convidam ao contacto com a natureza.
Este troço concelhio da Grande Rota das Linhas de Torres atravessa o Município de Arruda, por caminhos em tempos percorridos a cavalo pelas tropas aliadas, incluindo alguns fortes que integram a 1.ª linha defensiva da capital.
A GR30 “Troço de Arruda dos Vinhos” é um percurso pedestre de Grande Rota, com 11,36km de extensão, sendo a altitude máxima de 371m e a mínima de 210m. Tem ligação com o Troço de Sobral de Monte Agraço na EN533 e com os Troços de Vila Franca de Xira e Loures, junto ao Moinho de A-do-Mourão.
O percurso entre o Forte da Carvalha e o Forte do Cego coincide com o PR1 «Por Serras de Al-Ruta».
Circuitos Turísticos
Circuito da Vila
Partindo do Chafariz pombalino de 1789 siga até à Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 27 de Março de 1944. À saída contemple o edifício do Antigo Paços do Concelho. Termine o circuito no Centro Cultural do Morgado onde poderá vislumbrar um antigo solar setecentista, Palácio e Jardim do Morgado, atualmente Biblioteca Municipal Irene Lisboa.

Circuito da Azulejo
Uma viagem agradável por vários séculos de história do azulejo em três ambientes distintos: do luxuriante jardim do palácio do Morgado, Capela e interior do Palácio Morgado, atualmente Biblioteca Municipal Irene Lisboa, ao vasto acervo de azulejaria da Igreja de Nossa Senhora da Salvação – Matriz de Arruda dos Vinhos.

Rotas das Igrejas
As igrejas, capelas e santuários são uma marca constante do património edificado do concelho. Arruda dos Vinhos apresenta um conjunto notável de monumentos religiosos, cuja arquitetura e respetivos objetos artísticos se revelam meritórios de uma demorada visita.
Rotas da Água
O vasto património natural e cultural assente no abastecimento de água é uma marca da ligação ancestral de Arruda dos Vinhos aos sons tranquilizantes que refrescam a história e as estórias da região.
Rota Literária Irene Lisboa “Voltar atrás para quê?”
Irene Lisboa é, sem dúvida, a maior referência literária deste particular território.
Partir de Arranhó – a freguesia do seu nascimento, através do contacto próximo com objetos e memórias da sua vida – ou de Arruda dos Vinhos – a sede do concelho da sua naturalidade, mais concretamente a biblioteca que tem o seu nome –, ou deambulando ainda, aqui e ali, pelas terras vizinhas de Sobral de Monte Agraço, constituirá certamente uma experiência única.
Eventos.
Na Rota do Vinho
outubro a dezembro de 2024
O programa de visitas às Adegas e aos espaços de enoturismo, de experiências e provas de vinho é promovido pelo Município de Arruda dos Vinhos em parceria com os produtores de vinho locais.
Como o próprio topónimo invoca Arruda dos Vinhos é um território vinhateiro por excelência com forte tradição vitivinícola onde os diversos produtores elevam os seus hectares de vinha plantada para que possa descobrir e degustar os vinhos deste Vale Encantado, muitos deles medalhados a nível nacional e internacional.
Arruda dos Vinhos integra a zona de Denominação de Origem Controlada – DOC Arruda, onde as quintas e as adegas abrem as suas portas para que os visitantes possam ser transportados para eras remotas, percorrendo montes e vales do concelho e observando os testemunhos indeléveis da passagem dos povos.
Convidamos a prolongar as experiências únicas que Arruda dos Vinhos tem para oferecer, vamos brindar!
Mostra Gastronómica À Mesa dos Generais
19 a 27 de outubro de 2024
A mostra gastronómica “À Mesa dos Generais” instituída no âmbito das Comemorações do Dia Nacional das Linhas de Torres – 20 de outubro, decorre em vários restaurantes que aderem à iniciativa no território da Rota Histórica das Linhas de Torres e cujo objetivo é reunir à mesa as estórias e os sabores de inspiração oitocentista.

27ª Festa da Vinha e do Vinho
30 de outubro a 3 de novembro de 2024
A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos vai promover nos dias 30 de outubro a 3 de novembro de 2024 a 27.ª Festa da Vinha e do Vinho, no Pavilhão Multiusos em Arruda dos Vinhos.
O dia 30 de outubro será dedicado aos Profissionais e os restantes dias ao público-em-geral.
Este evento, realizou-se pela primeira vez no ano de 1998. Pretende-se com esta iniciativa promover não só a gastronomia regional, através de espaços característicos que já nos vêm cativando quer com tradicionais quer com inovadoras receitas, mas sobretudo valorizar uma das mais importantes atividades agrícolas e económicas do concelho: o cultivo da vinha e a produção vinícola.
Neste evento, dão-se a conhecer os novos vinhos, produzidos nesse ano, através de provas e mostras de vinhos, visitas às vinhas e adegas e da realização de colóquios que ajudam os conhecedores da matéria e alguns curiosos a dialogar em torno desta atividade que constitui um importante polo económico no Concelho.
É ainda objetivo a promoção e divulgação de produtos locais e regionais, com especial enfoque aos relacionados com a vinha e o vinho.
Gastronomia – Provas de Vinho – Artesanato – Espetáculos – Colóquios
30 de outubro – Dia dos Profissionais
31 de outubro – Tunas Académicas
1 de novembro – Toy
2 novembro – Gala de Eleição da Embaixadora da Vinha e do Vinho
3 novembro – O Maravilhoso Mundo do Circo (Entrada Gratuita)
Dia dos Profissionais – 27ª Festa da Vinha e do Vinho
O Dia dos Profissionais, dia 30 de outubro, que irá decorrer pela primeira vez, tem como objetivo de apresentar os vinhos dos produtores locais e restantes produtores presentes no certame aos profissionais do setor, a par da negociação e espaço para reuniões, assim como fomentar o networking entre os operadores turísticos locais e da região e a participação das Escolas Profissionais.
As provas de vinho realizam-se com a aquisição do copo da Festa da Vinha e do Vinho, no stand do Município de Arruda dos Vinhos, inclusive no Dia dos Profissionais.
Programa do Dia dos Profissionais – 30 de outubro de 2024 (Admissão exclusiva a Profissionais*)
14h00 – Acolhimento dos Profissionais
15h00-18h00 – Provas de vinho nos stands dos produtores
15h00-16h00 – Apresentação da região vitivinícola às Escolas Profissionais de Turismo – José Meneses de Almeida (CVR Lisboa) – Inscrições limitadas – **Mediante inscrição prévia até ao dia 25 de outubro: enoturismo@cm-arruda.pt | A formação destina-se a interessados, professores e alunos de escolas profissionais.
16h00-18h00 – Formação para produtores e agentes turísticos: Como vender o produto vinho? – Rodrigo Quina (Orador convidado da CVR Lisboa) –Inscrições limitadas – **Mediante inscrição prévia até ao dia 25 de outubro: enoturismo@cm-arruda.pt
19h00 – Encerramento
*Para ingressar no Dia do Profissionais é necessário realizar registo até ao dia 25 de outubro: enoturismo@cm-arruda.pt
**Para participar nas formações que irão decorrer no Dia do Profissionais é necessário realizar inscrição até ao dia 25 de outubro: enoturismo@cm-arruda.pt
Mostra Gastronómica Festa da Vinha e do Vinho
novembro 2024
Cada prato e sobremesa confecionados com vinho, uva ou passas de uva são uma viagem no tempo e na imensa paisagem vitivinícola de Arruda dos Vinhos. Venha deliciar-se com estas iguarias gastronómicas nos restaurantes aderentes acompanhadas, claro está, de um vinho de Arruda!
Em 2024, a mostra decorre em novembro nos restaurantes aderentes da região de Arruda dos Vinhos.
Magia do Natal
14 e 15 de dezembro de 2024
A Magia do Natal chega a Arruda dos Vinhos com muitas atividades e animação. Não perca, Presépio ao Vivo, Feira de Artesanato, Produtos Regionais, Música e atividades para crianças.
Calendários de Eventos Anuais
Viagens pelo Património de Arruda – Visitas Guiadas – março a outubro
Festival Políticas À Parte – abril/maio
Mostra Gastronómica Carnes de Capoeira – maio
Mercado Oitocentista – maio/junho
Mostra Gastronómica Ementa Oitocentista – junho
Festival do Caracol e Encontro de Associações – junho
Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação – 6 a 18 de agosto
Na Rota do Vinho – Visitas, Provas de vinho e Experiências Vínicas – outubro a dezembro
Experimenta Jovem – setembro
Jogos do Concelho – setembro
Festival de Cinema Curt´Arruda – outubro
Comemorações do Dia Nacional das Linhas de Torres – 20 de outubro
Mostra Gastronómica À Mesa dos Generais – outubro
Festa da Vinha e do Vinho – outubro/novembro
Mostra Gastronómica À Mesa dos Generais – outubro
Mês Irene Lisboa – novembro
Magia do Natal – dezembro