Município de Arronches: Um território a descobrir!
Viagem aos Sabores Tradicionais de Portugal
Próximo Destino: Município de Arronches
19 de Fevereiro de 2024
Siga as nossas dicas e planeie os seus passeios pelo país! Saia com água na boca e volte saciado com a riqueza da Gastronomia Tradicional Portuguesa!
Os melhores produtos tradicionais, a melhor doçaria, as melhores especialidades e receitas. E ainda dicas de visitas e curiosidades locais!
Um guia atualizado de cada município para que possa planear o seu roteiro pessoal para fazer com a família ou com amigos, em qualquer altura do ano… sem restrições!
Com parte do território inserida em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, Arronches é um concelho raiano do Alto Alentejo, rodeado por Campo Maior, Elvas, Monforte, Portalegre e pela província espanhola de Badajoz.
“A vila que cinco pontes rodeiam” para José Saramago, a “forte Arronches” na epopeia ‘Os Lusíadas’ de Luís de Camões, é uma terra que se orgulha do seu passado e que, por isso, mantém, entre o casario branco tão típico do Alentejo, preservadas as suas memórias e tradições nos seus vários núcleos museológicos, na arte rupestre que é uma das mais notáveis reproduções do género em Portugal, nas suas catedrais seculares e ainda nos seus monumentos de inigualável beleza e riqueza histórica.
A juntar a estes excelentes motivos para uma visita às três freguesias do concelho, Assunção, Esperança e Mosteiros, está ainda a sua ímpar gastronomia elaborada com base na cozinha alentejana preparada pelas suas gentes que tão bem sabem receber e que fazem de Arronches, “Um Território a Descobrir”.
7.ª Quinzena Gastronómica do Porco de Arronches
Naquilo que é uma ação de promoção da cozinha regional e dos estabelecimentos locais, é precisamente com a colaboração da restauração das suas três freguesias, que o Município de Arronches vai, em 2024, voltar a dinamizar o concelho com a realização de Quinzenas Gastronómicas, uma iniciativa que mais uma vez conta com o selo da marca ‘Arronches com Sabor – Cozinha com Alma’.
A 7.ª Quinzena Gastronómica do Porco de Arronches vai então envolver espaços como ‘A Cabana’, ‘A Estalagem’, o ‘Bar do Centro Cultural’, ‘O Fartouce’, ‘O Valentim’, o ‘Sabores do Alentejo’, a ‘Sede do Sport Arronches e Benfica’ e o ‘Sossega’, todos eles na freguesia de Assunção, ‘O Cantinho dos Amigos’, em Esperança e ainda ‘O Galinhas – Sede do Futebol Clube Mosteirense’, em Mosteiros.
Durante o período em que este certame dedicado à gastronomia irá decorrer, os visitantes dos restaurantes aderentes têm então a oportunidade de degustar pratos como ‘Bacorinho’, ‘Grão com Chispe e Cabeça de Porco’, ‘Bitoque de Porco XXL à Cultural’, ‘Carne de Porco à Alentejana’, ‘Lombinhos com Mel e Mostarda’, ‘Lagartinhos de Porco Preto’, ‘Pataniscas de Pernil’, ‘Bochechas de Porco com Molho de Vinho de Tinto’, ‘Entrecosto de Porco Especial Cantinho dos Amigos’ ou ‘Pezinhos de Coentrada’, entre outros.
Roteiro Turístico do Município
Convento de Nossa Senhora da Luz
O Convento de Nossa Senhora da Luz foi fundado pelos religiosos Agostinhos Calçados, no século XVI, em pleno período de Reforma Católica da Igreja na Europa e, consequentemente, em Portugal. Após a extinção das ordens religiosas em Portugal, possivelmente no último quartel do século XIX, o edifício terá sido adquirido pelo dono de uma exploração agrícola, adaptando o antigo espaço conventual às suas necessidades pessoais e profissionais, instalando no mesmo alguns dos seus funcionários. Voltando a ser adquirido pelo Município, o Convento de Nossa Senhora da Luz foi alvo de um processo de reabilitação e beneficiação, funcionando agora como um polo multiusos de atração cultural ao serviço da população, encontrando-se visitável e estando permanentemente instalados na infraestrutura, a Galeria Municipal e o Posto de Turismo, revelando-se desta forma um excelente ponto de partida para uma digressão à descoberta do património do concelho.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção
A primitiva igreja data de 1236, tendo sido concluída a construção em 1242. No início do século XVI foi edificada a igreja atual. Classificada como Monumento Nacional, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção é um templo de traça manuelina, com portal principal renascentista, de arco redondo, decorado com oito querubins esculpidos e dois bustos guerreiros em alto relevo. A fachada principal, suportada por duas pilastras de cantaria, foi reedificada no século XVII. O interior é de três naves, abobadadas com nervuras, destacando-se o altar-mor, de mármore, ladeado por doze cadeirais de madeira.
Pinturas Rupestres
As Pinturas Rupestres existentes na freguesia de Esperança encontram-se classificadas como Monumento Nacional e são uma das mais notáveis reproduções dentro do género em Portugal. Localizadas no território do Parque Natural da Serra de São Mamede, na Serra dos Louções e na Serra da Cabaça, a leste de Esperança e a 400 metros da estrada, as grutas apresentam um património de valor inestimável, reconhecido pelos especialistas. Estas pinturas de cerca de 3 000 a.C. são maioritariamente monocromáticas, de tons avermelhados e traço esquemático onde são reconhecíveis silhuetas antropomórficas e zoomórficas, desenhos de mãos e outros sinais.
Ponte Internacional do Marco
É na freguesia de Esperança que se localiza a ponte internacional mais pequena do mundo, uma infraestrutura que, atravessando a Ribeira de Abrilongo, situada na fronteira entre Portugal e Espanha, une o lugar de Marco à povoação espanhola de El Marco, pertencente a La Codosera. Apesar de ter sido reconstruída no final da primeira década do século XXI, com o apoio de fundos comunitários, esta ponte faz parte de um passado em que a sua existência, na altura um pontão improvisado constituído por troncos e tábuas de madeira, que quando chovia era arrastado pelas águas da ribeira, servia os contrabandistas dos dois países da Península Ibérica, que por ali transportavam tabaco, café, cortiça, azeitonas, entre outros produtos, para serem vendidos do outro lado da fronteira. Com cerca de seis metros de comprimentos, o seu tamanho e infraestrutura apenas permitem a sua transição por pedestres ou por veículos de duas rodas.
Fonte do Vassalo
A Fonte do Vassalo é uma construção do século XVIII encimada pelo escudo de Portugal, com dois painéis de azulejos retratando cenas da vida agrícola e os lazeres da fidalguia. Construída nos subúrbios da Vila, é de alvenaria e granito no gosto clássico da época.
Ponte do Crato
A mais antiga das cinco pontes que rodeiam a vila, conforme referido por José Saramago, é a Ponte do Crato que, atravessando o Rio Caia, data do século XV. Compõe-se de seis arcos de volta redonda construídos em grossa alvenaria com silhares e aparelhos de granito em blocos talhados.
Torre Medieval do Castelo
Arronches foi uma importante praça de armas, com um castelo restaurado por D. Dinis em 1310. A fortaleza era tida em grande conta pelos monarcas, pelo que Luís de Camões, em várias estâncias de ‘Os Lusíadas’, se refere, justamente, à “forte Arronches”. Do antigo castelo existem atualmente alguns troços da cerca de muralhas, três baluartes e a velha torre de menagem, um deslumbrante monumento apenas observável pelo exterior, não tendo acessos ao interior.
Fortificação Abaluartada
A Fortificação Abaluartada é parte do antigo perímetro da vila de Arronches na era medieval. Este perímetro amuralhado está incompleto, sendo que, em algumas zonas, foi aproveitado para construção das casas no centro da vila.
Igreja de Nossa Senhora da Luz
Fundada em 1570 no sítio onde existia uma ermida da Senhora da Luz, pertenceu ao Convento dos Religiosos Calçados. O templo era muito elegante, conservando ainda exteriormente o alpendre ou galilé formada por arcos de volta redonda com colunas de granito e respetivos cunhais. O teto da galilé é todo ornamentado com nervuras e fechos. O pórtico principal, de mármore, é no estilo dos meados da Renascença, com bustos nos cantos, em medalhões e rematado por um pequeno frontão concheado; o lateral, também de mármore, é, porém, mais simples, conservando ainda das janelas das sacadas as primitivas grades de ferro forjado. A torre sineira é de forma cilíndrica rematada por uma pequena cúpula. O interior da igreja, de uma só nave, com capela-mor e duas capelas laterais está completamente desmantelado.
Fonte de Elvas
Fonte de estilo barroco, com duas bicas, tanque retangular e espaldar horizontal. Situada numa das praças do centro de Arronches, encontra-se rodeada por um pequeno jardim com canteiros floridos e algumas árvores. Outrora situada à saída de Arronches junto à antiga estrada de Elvas, o monumento foi deslocalizado na década de 1960 para o jardim do Largo da Cadeia (atual Largo Serpa Pinto).
Igreja de Nossa Senhora da Graça
Em Mosteiros, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, destaca-se pela sua dignidade arquitetónica, e pitorescos recantos de uma magnífica arquitetura popular, enquadrados numa moldura serrana de belos efeitos paisagísticos.
Museu de (a) Brincar
Inaugurado a 24 de junho de 2002, o Museu de (a) Brincar situa-se no espaço da antiga fortaleza e conta com um acervo variado, fruto de doações de particulares e aquisições feitas pela autarquia. Desde sempre que os brinquedos marcaram presença no imaginário de todos nós e é possível fazer essa viagem através da visita a este espaço, onde podemos encontrar brinquedos, organizados por temas como ‘Brinquedos tradicionais artesanais e populares’, ‘Maquetas de papel’, ‘Escola do Estado Novo’, ‘Por terra, mar e ar’, ‘Canto dos bonecos’, e ‘Jogos e Passatempos’. O Museu dispõe ainda de um auditório e de uma sala de atividades onde é possível (re)criar e (re)viver algumas experiências da infância.
Igreja do Espírito Santo
A Igreja do Espírito Santo foi recentemente remodelada depois de ter estado durante anos num estado de grande degradação, aparecendo com um aspeto moderno e é, atualmente, maioritariamente utilizada para a realização de velórios.
Centro de Memórias Francisco Palmeiro
Guardar a memória e rever nos objetos, ecos e sons de uma vida, é honrar um percurso, uma personagem. No Centro de Memórias Francisco Palmeiro está guardada e honrada a memória de um conterrâneo. Um Homem de Arronches que, sem esquecer a sua terra, se fez grande no futebol do país e do mundo. Francisco Palmeiro, exemplo de querer e de esforço, tem nesta sala a mostra da amizade da sua terra, dos seus amigos e da sua gente.
Centro Interativo da Ruralidade de Arronches
O Centro Interativo da Ruralidade de Arronches, instalado no espaço do antigo lagar de azeite do Porto Manes, pretende ser um espaço de partilha de memórias intergeracionais que homenageia proprietários, trabalhadores rurais, homens e mulheres, que contribuíram, com o seu esforço e dedicação quotidianos, para o desenvolvimento deste território. A exposição permanente do CEIRA leva o visitante a percorrer as diferentes fases do ciclo agrícola, a partir da seleção de um conjunto de peças adquiridas pela autarquia ao longo de vários anos permitindo, desta forma, a sua recuperação, preservação, investigação e divulgação junto de todos.
Ermida do Rei Santo
A Ermida do Rei Santo apresenta-se de pequeno porte, sendo utilizada para o culto na romaria do mesmo nome, realizada, ano após ano, quinze dias após a Páscoa. Esta Ermida possui uma só nave onde está um altar, salientando-se também o teto em forma de abóboda.
Centro Interpretativo de Identidade Local
Desde sempre este povo manifesta uma relação “plástica” com o seu abrigo. Abrigos, Casas, Paredes, são suporte para inscrições e pinturas. Uma invulgar manifestação e integração da cor e do grafismo no espaço habitado. O Centro de Interpretação da Identidade Local da Freguesia de Esperança é apenas uma memória e um convite para descobrir o território. Encontrar as pinturas rupestres, as casas caiadas, as igrejas, as tabernas e sobretudo as pessoas e as suas vidas é realmente o verdadeiro desafio. As suas paredes preservam peças, mostram, de forma breve, o pulsar continuado de uma população que guarda com orgulho as suas tradições.
Ermida de São Bento
Situada em Mosteiros, a Ermida de São Bento apresenta características simples, sendo composta por dois corpos diferentes: a ermida de caráter religioso propriamente dita, composta pela galilé, pela nave, abside e pela sacristia ou capela batismal e a casa adjacente que era usada pelo ermitão.
Igreja de Nossa Senhora da Esperança
Em Esperança, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Esperança sobressai da homogeneidade do casario. É um templo do século XVI, reconstruído no século XVIII. Possui um retábulo renascentista em madeira policromada.
Museu de Arte Sacra de Arronches
O Museu de Arte Sacra de Arronches é constituído por um Núcleo Museológico, instalado no coro alto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção. Tem como missão a preservação, valorização e dignificação do património histórico, cultural e religioso, garantindo a sua sustentabilidade e promovendo a cultura da região. A exposição permanente integra alfaias litúrgicas, pintura, escultura religiosa, livros litúrgicos e documentos. Distinguem-se as composições das imagens de roca e do Calvário. O espólio é proveniente da Matriz Colegiada de Arronches, à qual estavam anexas várias Freguesias, Ermidas e Capelas que lhe estavam sujeitas.
Igreja da Misericórdia
A capela da Santa Casa da Misericórdia foi construída no século XVI e situa-se imediatamente ao lado da Igreja Matriz de Arronches, dentro da propriedade da instituição. Apresenta o pórtico de cantaria quinhentista e o interior de uma só nave de abóbodas com nervuras, anteriormente decoradas com pinturas e frescos.
Igreja de Santo António
Situada junto à estrada que liga Arronches a Campo Maior, a Igreja de Santo António foi alvo de uma recuperação com o intuito de poder vir a ser visitada. Igreja com portal de granito, é portadora de uma só nave pintada com frescos de grande qualidade.
Paços do Concelho
Construído no século XVI, conserva ainda a traça primitiva, apesar das modificações que lhe foram introduzidas nos séculos XVII e XVIII e mais recentemente neste século.
Atalaias
Locais de vigia, as atalaias eram maciças no primeiro terço inferior e só a meia altura se abria a sua única entrada acedendo-se a ela de fora, por uma escada de madeira que depois era recolhida. Essa entrada dava para uma escada de pedra que descia para uma pequena câmara onde se abrigavam os soldados de vigia, subindo depois para a almenara (do árabe al-manarâ, “farol, lanterna, local onde está a luz”) um terraço superior.
Casario Alentejano
Na freguesia de Esperança, vislumbra-se ainda uma arquitetura de cariz popular com as fachadas predominantemente brancas, bordadas a cores, configurando ritmo às ruas e ostentando proeminentes chaminés.
O que Fazer
Cicloturismo Estrada Nível 1 – Verde
Cicloturismo Estrada Nível 1 – Verde
Cicloturismo Estrada Nível 2 – Azul
Cicloturismo Estrada Nível 2 – Azul
Cicloturismo Estrada Nível 3 – Vermelho
Cicloturismo Estrada Nível 4 – Preto
Feira de Atividades Económicas de Arronches
A Feira de Atividades Económicas de Arronches realiza-se anualmente, no segundo fim de semana de julho, durante quatro dias e é um evento que em todas as suas edições tem recebido dezenas de milhares de visitantes. Estes podem encontrar na FAE aquilo que de bom tem o concelho e a região, estando o espaço dividido por cinco secções: a área gastronómica que, além do restaurante próprio da Feira, tem espaços ocupados por empresários de restauração ou associações do concelho que têm também pratos típicos alentejanos para servir; a zona agropecuária, dedicada à mostra da produção agrícola dos empresários da região, que conta também com concursos, demonstrações e leilões; uma zona de exposição automóvel, com veículos de concessionários da região; uma grande área dedicada às associações, instituições, comerciantes e empresários do concelho com stands para exposição dos seus produtos e serviços, na qual está existe também um espaço infantil e uma zona de animação musical que contempla um palco principal, onde atuam conceituados artistas do panorama musical português e ainda um espaço de discoteca que se prolonga pela noite dentro.
São João
Em Arronches, as festas de São João são anualmente comemoradas a preceito. Com o feriado municipal a ser assinalado precisamente no dia de São João, 24 de junho, as festividades desenrolam-se durante boa parte do mês de junho. Durante este período, as atividades sucedem-se um pouco por todo o concelho, tendo como destaque os tradicionais bailes de São João que têm lugar no Jardim do Fosso e nos quais não falta o vinho e a sardinha assada, sendo também nesse local que têm lugar as marchas populares. São vários dias de festa que dura até ao São Pedro, nos quais os habitantes do concelho de Arronches mostram a sua capacidade de bem receber, como se comprova pelo elevado número de visitantes que se deslocam a esta vila do Alto Alentejo para celebrar com as gentes desta terra esta celebração tão tradicional.
Romaria ao Rei Santo
No segundo domingo após a Páscoa, os arronchenses realizam a tradicional romaria ao Rei Santo. Um evento religioso que atrai anualmente um grande número de fiéis que se deslocam, a pé, desde as três freguesias do concelho, reunindo-se depois, junto à Ermida do Rei Santo, na freguesia de Esperança, para as cerimónias religiosas e um piquenique.
Festa de Nossa Senhora da Graça
As festas populares de Mosteiros, realizadas em honra de Nossa Senhora da Graça, padroeira da freguesia, têm lugar no terceiro fim de semana de julho. Ao longo de vários dias, são várias as iniciativas que dinamizam a freguesia, com atividades de caráter religioso, lúdico e desportivo, com destaque para os bailes que animam as noites no largo da igreja.
Festa de Nossa Senhora da Esperança
Em agosto, a freguesia de Esperança honra a sua padroeira com as festas que se desenrolam nos dias que antecedem e que se seguem ao primeiro fim de semana do mês.
Nesse período, sucedem-se as atividades, que vão desde cerimónias religiosas a eventos desportivos, entre outros, sendo os bailes noturnos, realizados junto à Igreja de Nossa Senhora da Esperança, o grande destaque destas festividades.
Festa de Nossa Senhora da Assunção
Anualmente assinalado a 15 de agosto, o dia de Nossa Senhora da Assunção é de festa em Arronches. Nesta data, a vila é preenchida ao longo do dia por cerimónias organizadas pela paróquia, como a missa seguida de procissão, sendo a noite abrilhantada pelos espetáculos musicais que se realizam na escadaria da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.
Freguesia de Assunção
A Cabana
Rua de Olivença, 20
7340-019 Arronches
Telefone: 245 582 245
A Estalagem
Rua da Porta Nova, 3
7340-017 Arronches
Telefone: 245583537 / 912536900
O Fartouce
Bairro de Santo António, Mercado Municipal, Loja 1
7340-041 Arronches
Telefone: 245 582 399
O Fosso
Jardim do Fosso
7340-041 Arronches
Telefone: 927 162 914
O Valentim
Bairro Novo, Lote 10
7340-002 Arronches
Telefone: 245 582 313
Restaurante do Hotel Rural de Santo António
Bairro de Santo António, Rua A
7340-041 Arronches
Telefone: 245 589 003
Sabores do Alentejo
Rua Dr. Edmundo Curvelo, 6
7340-026 Arronches
Telefone: 245 583 170
Sede do Atlético Clube de Arronches
Rua do Barroso, 3
7340-024 Arronches
Telefone: 962 961 479
Sede do Sport Arronches e Benfica
Largo França Borges, 3
7340-008 Arronches
Telefone: 960 366 769
Sossega
Rua Dr. Edmundo Curvelo
7340-029 Arronches
Telefone: 245 582 053 / 968 265 537
Freguesia de Esperança
A Bola
Lugar da Horta do Neves
7340-128 Esperança Arronches
Telefone: 960 048 998
Cantinho dos Amigos
Largo da Igreja, N.º 9 – A
7340-122 Esperança ARR
Eminela
Rua Horta do Neves
7340-126 Esperança Arronches
Telefone: 245 561 457
Freguesia de Mosteiros
A Ribeira
Zona de Lazer de Mosteiros
7340-213 Mosteiros Arronches
Telefone: 961 611 736
O Galinhas – Sede do Futebol Clube Mosteirense
Largo do Barulho, 1
7340-212 Mosteiros Arronches
Telefone: 245 580 155
Onde Dormir
Freguesia de Assunção
Arronches Villa
Rua Movimento das Forças Armadas, 16
7340-034 Arronches
Telefone: 966 953 305
Casa D’Arronches
Rua do Barroso, 2
7340-024 Arronches
Telefone: 963 082 438
Casa da Belisa
Rua 2 do Bairro João Chagas, 10
7340-028 Arronches
Hotel Rural de Santo António
Bairro de Santo António – Rua A
7340-041 Arronches
Telefone: 245 589 003
The Right House
Rua 5 de Outubro
7340-014 Arronches
Zambujal Horses & Nature
Herdade do Zambujal – Estrada Nacional 246
7340-059 Arronches
Freguesia de Esperança
Monte da Borrega
Caminho Municipal 1106
7340-113 Esperança Arronches
Monte da Esperança – Turismo Rural
Monte da Esperança – Monte dos Louções
7340-125 Esperança Arronches
Telefone: 245 561 019
Monte do Rei Santo
Monte do Rei Santo
7340-140 Esperança Arronches
Telefone: 919 028 243
Monte dos Pintos
Sítio da Perna Chã
7340-116 Esperança Arronches
Telefone: 911 166 686
Monte Varandas
Monte Varandas CP. 24 Recanto
7340-114 Esperança Arronches
Telefone: 245 580 208
Parque de Campismo Rural ‘Lapa dos Gaivões’
Hortas de Baixo, Cx. 46
7340-111 Esperança Arronches
Telefone: 966 200 807
Freguesia de Mosteiros
Casas da Faia – Nature Guest House
Monte da Faia, N371
7340-029 Mosteiros Arronches
Telefone: 962 414 462
Monte da Falagueira
Estrada Nacional 246
7340-220 Mosteiros Arronches
Telefone: 915 873 056