Município de Alfândega da Fé: desperte os sentidos

Viagem aos Sabores Tradicionais de Portugal
Próximo Destino: Município de Alfândega da Fé
8 de Julho de 2025
Siga as nossas dicas e planeie os seus passeios pelo país! Saia com água na boca e volte saciado com a riqueza da Gastronomia Tradicional Portuguesa!
Os melhores produtos tradicionais, a melhor doçaria, as melhores especialidades e receitas. E ainda dicas de visitas e curiosidades locais!
Um guia atualizado de cada município para que possa planear o seu roteiro pessoal para fazer com a família ou com amigos, em qualquer altura do ano… sem restrições!
Desperte os sentidos pelas cores, pelos cheiros, pelos sabores
Há um lugar que convida à descoberta e desperta os sentidos, pelas cores, pelos cheiros, pelos sabores, pelo trato amável e hospitalidade das suas gentes. Esse lugar é Alfândega da Fé.
Fundado por D. Dinis em 1294, o concelho tem cerca de 320 Km², repartidos entre a Serra de Bornes, os planaltos de Alfandeguinha e Vilarchão-Parada, os Lagos do Sabor e o vale da Vilariça. Assente numa colina a 575 m de altitude, Alfândega da Fé conserva traços e encantos próprios do Nordeste Transmontano.
Com perto de 2 mil habitantes a vila de Alfândega da Fé é airosa e moderna, mas os traços do passado surpreendem-nos em cada canto. Não perca a deslumbrante vista no Miradouro do Castelo, passeie pelas estreitas e sinuosas ruas, onde surgem casas típicas que sobreviveram aos tempos, edifícios religiosos ou a peculiar Torre do Relógio.

Aproveite o passeio e acompanhe o traço de contemporaneidade patente no museu ao ar livre composto por esculturas, painéis de azulejos e até grandes murais executados em espaços especialmente seleccionados para tal, de artistas plásticos consagrados. As obras de Arte estão distribuídas por vários locais públicos e podem ser apreciadas à medida que vai visitando outros elementos identificativos da sede do concelho.
Pare na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e visite a exposição patente na Galeria Manuel Cunha deste espaço cultural. Daqui siga até ao jardim Cândido Mendonça, espaço que conserva um típico Coreto. Bem próximo situa-se o Parque Verde, outro dos sítios naturais de eleição no concelho. Este espaço público iniciado nos anos 90 do século passado e concluído em 2013, dispõe de um lago biológico ornamental e diversos equipamentos de lazer e bem-estar, para além de algumas peças artísticas que convivem particularmente bem com o entorno ambiental.
Aventure-se pelos montes e vales porque há muito para descobrir por terras de Alfândega da Fé, santuários repletos de espiritualidade e arte, solares e cruzeiros que atestam as origens ancestrais, produtos de uma qualidade sem par e gente, gente de sorriso franco e hospitaleira que espera por si em qualquer altura do ano!

Alfândega da Fé promove a primeira edição do Festival das Sopas das Segadas
No próximo dia 12 de julho, a tradição vai à mesa em Alfândega da Fé, com a realização do I Festival das Sopas das Segadas, uma iniciativa que celebra um dos pratos mais emblemáticos da região e que promete atrair residentes e visitantes ao Mercado Municipal, a partir das 19 horas.
As Sopas das Segadas são uma receita tradicional desta época do ano, associada ao alimento dos segadores de outros tempos. À base de bacalhau, pão, ovos, condimentos e regada com bom azeite da bio região dos Lagos do Sabor, este prato carrega consigo história, memória e o sabor autêntico da terra.
Este evento é promovido pelo Município de Alfândega da Fé com o objetivo de valorizar a gastronomia local, preservar a identidade cultural e promover o território. “Com este festival, queremos valorizar um prato que faz parte da nossa identidade e que merece ser partilhado com quem nos visita.” afirma a Vice Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Maria Manuel Silva, que espera que este festival gastronómico seja o primeiro de muitos: “Esperamos que esta primeira edição seja um sucesso e que se transforme numa tradição anual, reforçando o orgulho que temos na nossa gastronomia e na nossa cultura.”

O festival contará com a participação de quatro restaurantes locais – o Restaurante S. Sebastião, O Restaurante Garfo 2, o Restaurante O Jardim e a Comissão de Festas em Honra do Mártir S. Sebastião, de Alfândega da Fé – que irão apresentar a sua versão desta iguaria tradicional. Durante o evento, o público será convidado a provar as diferentes sopas e a votar na sua favorita, no âmbito do Concurso das Sopas das Segadas.
A entrada tem um custo de 12,5€ para adultos e 7,5€ para crianças até aos 12 anos, e inclui a oferta do Kit Segador (prato e caneca de barro) e uma bebida. Os bilhetes vão estar em pré venda na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. A lotação será limitada à capacidade do espaço.
A noite será ainda animada com atuações musicais de Gabriela Lemos e Eduardo Beça e Pinto’s Guitar Fado, garantindo um ambiente festivo de convívio e partilha.

Festa da Cereja&co
Em Junho, Alfândega da Fé veste-se de vermelho para celebrar a tradição na Festa da Cereja&Co! Com mais de 30 anos de história, este é um dos eventos mais emblemáticos do Nordeste Transmontano, reunindo sabores autênticos, cultura local e animação para todos.
No Parque Municipal de Feiras, os visitantes poderão explorar stands com produtos locais, desde o artesanato à gastronomia, com a cereja como grande estrela. A festa ganha vida com espetáculos e iniciativas culturais, onde os grupos concelhios mostram todo o seu talento, tornando este evento uma verdadeira montra do que de melhor se faz na região.
O melhor de Alfândega da Fé está na sua companhia!

Roteiros Urbanos
O topónimo Alfândega encontra as origens entre os séculos VIII-IX, resultado do curto espaço de tempo da ocupação muçulmana da região. Pode ter significado apenas local de passagem, de instalação provisória, com pouca ocupação permanente. No entanto, existem na zona vestígios de povoamentos pré-romanos e a própria parte alta da atual vila pode ter sido um desses locais, dadas as condições naturais de resguardo e defesa.
Diz a lenda dos “Cavaleiros das Esporas Douradas” que foi berço de bravos cavaleiros, cujas ações contra os ocupantes atingiram o seu ponto alto na mítica batalha de Chacim, com ajuda divina de “Nossa Senhora de balsamo na mão” a aliviar os cristãos das feridas do combate, o que lhes permitiu a vitória. De tal feito terá resultado a junção do indicativo “da Fé”, para frisar a nova realidade de poder, facto que já vem expresso na carta de foral de 1294.
Entre o passado e a contemporaneidade propomos dois circuitos. Percorra as estreitas ruas, onde sobreviveram algumas construções mais antigas, entre as quais uma casa brasonada, edifícios religiosos, ou a peculiar Torre do Relógio, no denominado Roteiro da História.
Aproveite o passeio e acompanhe o traço de modernismo patente no museu ao ar livre composto por esculturas, painéis de pintura cerâmica e até murais executados em espaços especialmente seleccionados para tal, de artistas plásticos consagrados. As obras de arte estão distribuídas por vários espaços públicos e podem ser apreciadas à medida que vai visitando outros elementos identificativos da sede do concelho.
Assim é Alfândega da Fé.

Lagos do Sabor – Santuário de Santo Antão da Barca
Visite um dos mais emblemáticos santuários do concelho e deixe-se encantar pela beleza única dos lagos do sabor. A construção da Barragem do baixo sabor submergiu o local onde se situava a capela do santo Antão da Barca, tendo esta sido transladada para um ponto mais elevado, proporcionando agora uma magnífica vista para os Lagos do Sabor.
Aproveite também os fins de semana de atividades de Stand Up Paddle nos Lagos do Sabor ou passeios de barco.
Numa zona contígua ao Santuário vai nascer a praia fluvial e zona de fruição para aproveitar ao máximo este território inimitável.

História a Fresco – Rota da Pintura Mural
História a Fresco – Rota da Pintura Mural é o mais recente projeto de cariz cultural da Associação de Municípios do Baixo Sabor. Envolve os municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e de Torre de Moncorvo, e contempla 23 igrejas e capelas do território dos Lagos do Sabor. Em Alfândega da Fé há 5 locais desta rota, com pinturas dos séculos XVI e XVII que tem que conhecer:
– Capela Nossa Senhora de Jerusalém em Sendim da Serra,
– Igreja de Nossa Senhora da Assunção em Valverde,
– Capela Divino Senhor dos Milagres em Sendim da Ribeira,
– Ermida de São Geraldo em Vale Pereiro,
– Capela de Santo Amaro, Legoinha – Vilar Chão

Centro de Interpretação do Território
O CIT – Centro e Interpretação do Território localiza-se na aldeia de Sambade e foi inaugurado em 2015. Auxiliado pelas novas tecnologias capazes de perpetuar na atualidade vivências e diferentes formas de vida do passado, este espaço transporta o visitante para onde ele desejar, através de fotografias com descrições imagéticas, diversas sinaléticas, instalações de vídeo e painéis linguísticos. Acompanhando a figura do pastor e tudo o que ele representa, o CIT proporciona aos visitantes experiências sensoriais relacionadas com elementos da pastorícia e da natureza que tornam esta visita inesquecível.
Depois de conhecer, relaxe e desfrute dos alojamentos rurais do concelho e desfrute da boa gastronomia local nos restaurantes “Alfândega da Fé à Mesa”. Para mais informações consulte https://www.cm-alfandegadafe.pt/pages/1048