Município de Ponte de Lima: A Vila mais Antiga de Portugal

Viagem aos Sabores Tradicionais de Portugal
Próximo Destino: Município de Ponte de Lima
Siga as nossas dicas e planeie os seus passeios pelo país! Saia com água na boca e volte saciado com a riqueza da Gastronomia Tradicional Portuguesa!
Os melhores produtos tradicionais, a melhor doçaria, as melhores especialidades e receitas. E ainda dicas de visitas e curiosidades locais!
Um guia atualizado de cada município para que possa planear o seu roteiro pessoal para fazer com a família ou com amigos, em qualquer altura do ano… sem restrições!
Ponte de Lima, a Vila mais Antiga de Portugal.
Ponte de Lima uma das vilas mais antigas de Portugal, com carta de foral outorgada pela rainha D. Teresa e seu filho, D. Afonso Henriques, a 4 de março de 1125, convida-o hoje a desfrutar desta história, através dos arruamentos medievais e dos monumentos no Centro Histórico, dos Museus e outros serviços municipais que mantêm viva a memória desta identidade cultural.
Descubra ainda o património natural e ambiental do concelho, visitando uma das paisagens protegidas mais emblemáticas do Minho: a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.
Ponte de Lima é cultura, é natureza, é modernidade e o Festival Internacional de Jardins é um bom exemplo dos eventos de sucesso que poderá encontrar.
Damos-lhe as boas vindas, à terra onde a gastronomia é rainha e o vinho verde é rei!


Tradição e Qualidade.
A gastronomia limiana é rica em sabores e saberes. Existe em Ponte de Lima um grande número de estabelecimentos onde se confecionam as grandes especialidades locais, pelo que não deve perder a oportunidade única de as apreciar.

Verifique todos os restaurantes de Ponte de Lima aqui:

Sinta-se em casa.
Ponte de Lima é o berço do Turismo de Habitação, que se caracteriza por promover as suas raízes e tradições nas casas de família com séculos de história, que guardam costumes e conservam a herança cultural num estilo de hospitalidade personalizada de alta qualidade.
Detaca-se também os vários hoteis de qualidade no concelho, bem como um grande número de unidades de alojmento local.

Verifique todos os alojamentos de Ponte de Lima aqui:

Uma vila dinâmica.
Em Ponte de Lima venha conhecer o património histórico, a cultura, os jardins, a gastronomia e os afamados vinhos verdes. Terra com uma biodiversidade única, atreva-se a fazer turismo de natureza e percorra as belíssimas paisagens do concelho.
Atualmente Ponte de Lima é um dos principais destinos turísticos do Norte do país, pela sua vivacidade cultural e artística. São dezenas os festivais, feiras e certames de projeção nacional e internacional que têm lugar durante todo o ano na vila e que vão ao encontro das expectativas e dos desejos dos mais variados públicos. A Vila mais antiga de Portugal, preserva as suas tradições, e enaltece a sua história e as potencialidades turísticas do concelho, através da rede museológica constituída pelo Museu do Brinquedo Português, o Museu dos Terceiros, o Museu do Vinho Verde e o Museu Militar.

No concelho de Ponte de Lima os percursos pedestres existentes privilegiam o contacto com a natureza e a interpretação do meio ambiente. De entre uma grande variedade de rotas e percursos destaca-se o Caminho Português de Santiago.
Todos os anos se realiza o Festival Internacional de Jardins, que conta com vários prémios e distinções a nível internacional.
Além da feira quinzenal e romarias que são realizadas um pouco por todo o concelho, destaca-se as Feiras Novas em setembro.




Gastronomia.
Em Ponte de Lima a gastronomia, suculenta e saborosa, tem o seu ex-libris no Arroz de Sarrabulho, servido com rojões de porco, um prato rico em sabores e tradição. A lampreia do Rio Lima também é muito apreciada. Esta iguaria pode ser cozinhada de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e para a Lampreia à Bordaleza. Uma palavra de realce para o Bacalhau de Cebolada, prato tradicional estimado a nível popular, confecionado nas tascas e nos restaurantes limianos, tornando-se num pitéu afamado e muito procurado. Os mais gulosos, os que gostam de doces, não podem deixar de saborear a textura do Leite-Creme queimado.





Enoturismo.
Capital do Loureiro
Localizada na zona dos afamados e mundialmente únicos vinhos brancos loureiros, destacando-se igualmente o tinto vinhão, o concelho conta com a produção da Adega Cooperativa de Ponte de Lima, fundada em 1959, para além da de produtores engarrafadores particulares.
XIII Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho.
Considerando o turismo gastronómico um verdadeiro motor de desenvolvimento económico do concelho, Ponte de Lima aposta mais uma vez na realização da Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho, este ano com novas dinâmicas no sentido de atrair e fidelizar diferentes públicos.
O evento que propõe uma combinação de experiências gastronómicas, num conceito ligado à terra e à tradição, procura promover e consolidar o ex-líbris da sua gastronomia: o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, bem como os enchidos e os fumados.
Procurado e saboreado durante todo o ano, apesar de considerado um prato típico da época de inverno, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima é confecionado com base na excelência dos produtos limianos e na afirmação da identidade cultural que resulta no desenvolvimento integrado.
Com a presença de dezenas de produtores nacionais, e expositores de produtos regionais e artesanato, durante os dias em que decorre a feira, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, será invadido por sabores fortes e aromas condimentados aos quais se somam rusgas, arruadas, workshops, showcookings, e muita animação.

O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima em processo de certificação ETG:
Os produtos agroalimentares tradicionais, como é o caso do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, são produtos portadores de elevado conteúdo simbólico, associado à ruralidade, ao espaço geocultural, sentido de pertença imbuída de simbolismo de tradições que urge preservar e dinamizar.
A classificação do Arroz de Sarrabulho como ETG (Especialidade Tradicional garantida) pretende preservar o modo de transformação e composição que corresponde a uma prática tradicional de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente.
No âmbito do projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, promovido pelo Município de Ponte de Lima e dirigido aos agentes locais e aos empresários do setor turístico hoteleiro e da restauração, estão abrangidas as campanhas especiais de alojamento, com 10% de desconto nas unidades hoteleiras aderentes, para as noites de sexta-feira e sábado, e oferta do leite-de-creme por cada dose de Sarrabulho, nos restaurantes aderentes, nas refeições de sábado e domingo.
Fim de Semana Gastronómico do Domingo Gordo 2023.
Saberes e sabores são singularmente combinados no Fim de Semana Gastronómico do Domingo Gordo. A tradição do Domingo Gordo é a de comer pratos bem recheados, tal como o Cozido à Portuguesa, mas há quem também opte pelo Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e ocorre no domingo que antecede a quaresma, período marcado pelo jejum e abstinência.
O Fim de Semana Gastronómico do Domingo Gordo decorre de 17 a 19 de fevereiro nos restaurantes aderentes do município de Ponte de Lima. A generosidade das doses, e os aromas condimentados, atraem locais e forasteiros à Vila mais Antiga de Portugal, em busca das mais variadas propostas dos restaurantes do Concelho. A acompanhar o vinho Verde, destacam-se os queijos, chouriços, enchidos, e muitos outros prazeres gastronómicos permitidos por tradição neste fim de semana “gordo”.

Feira 100% Agrolimiano 2023.

A Feira 100% Agrolimiano mantém o lema de preservar e divulgar o setor agropecuário de Ponte de Lima. Promovendo a aproximação e a interação entre o consumidor e o produtor, faz deste evento o apogeu do Mundo Rural limiano.
Nos dias 18 e 19 de março são apresentados, no Pavilhão de Feiras e Exposições, produtos agroalimentares de origem ou transformados no concelho, como o vinho verde, enchidos e fumados, fruta, hortícolas, cogumelos, carne, leite, mel, sidra e também os animais criados no concelho limiano.