Município de Mora: Uma Porta Aberta Para o Futuro

Viagem aos Sabores Tradicionais de Portugal
Próximo Destino: Município de Mora
Siga as nossas dicas e planeie os seus passeios pelo país! Saia com água na boca e volte saciado com a riqueza da Gastronomia Tradicional Portuguesa!
Os melhores produtos tradicionais, a melhor doçaria, as melhores especialidades e receitas. E ainda dicas de visitas e curiosidades locais!
Um guia atualizado de cada município para que possa planear o seu roteiro pessoal para fazer com a família ou com amigos, em qualquer altura do ano… sem restrições!
Uma Porta Aberta para o Futuro

Mora é o Concelho que se situa mais a norte do distrito de Évora. É composto por quatro freguesias – Brotas, Cabeção, Mora e Pavia, da qual faz parte a localidade de Malarranha. Este é um Concelho do Alentejo Central, privilegiado pela proximidade a grandes centros urbanos como Évora, Lisboa, Santarém, Setúbal e Badajoz.
O Concelho de Mora tem ao seu dispor um variado leque de potencialidades. Destacam-se a gastronomia tipicamente alentejana, onde não faltam os pratos de caça e as migas e o património histórico, cultural e turístico, onde estão inseridos o Fluviário de Mora e o Museu Interativo do Megalitismo. O Parque Ecológico do Gameiro integra valências como o Passadiço em madeira ao longo da Ribeira de Raia e o Parque de Arborismo. É também uma região rica em igrejas, os pelourinhos e os coretos, que tão bem caracterizam a vida das gentes que aqui moram. Destacam-se ainda as Pistas de Pesca de Cabeção, Mora e Pavia, sendo que as duas primeiras já foram palco de vários campeonatos internacionais de pesca.
Sem esquecer as paisagens que são, como se costuma dizer, a perder de vista, a valorização do Concelho faz-se, também, através da realização de eventos sobejamente conhecidos, como por exemplo o Mês das Migas em Fevereiro, a MoraPesca – feira de artigos de pesca desportiva em Março, o Festival “Música no Rio – Os Outros Sons do Fluviário” em Julho, a ExpoMora em Setembro, o São Martinho em Novembro na freguesia de Pavia, a Mostra Gastronómica da Caça entre Novembro e Dezembro, a Prova do Vinho Novo de Cabeção em Janeiro.
ROTEIRO PELO CONCELHO:
Em Mora Demora-te!
Convidamos os nossos visitantes a dar uma primeira volta pela freguesia de Mora – Casa da Cultura, Praça Conselheiro Fernando de Sousa, Jardim Público, Parque de Feiras e Exposições, Museu Interativo do Megalitismo e Pista de Pesca. Depois, partir rumo à histórica Aldeia de Brotas e fazer um pequeno lanche no Jardim no Loteamento Municipal. Aqui, passear pela Rua da Igreja, onde se situa o alojamento local Casas de Romaria, que dá acesso à Igreja de Nossa Senhora de Brotas. Em seguida, pode degustar um dos pratos tradicionais que encontra nos restaurantes das quatro freguesias que compõem o Concelho de Mora.
Pavia é uma vila tipicamente alentejana, onde não poderá deixar de parar e apreciar as edificações religiosas, a Anta-Capela de São Dinis e as várias igrejas, o Coreto adornado pela Torre do Relógio, bem como a Casa-Museu Manuel Ribeiro de Pavia e o Miradouro. Para finalizar a visita passe por Cabeção… a terra do vinho da talha e da uva. Local onde poderá apreciar as adegas típicas com as talhas de barro, o parque da Eira do Quarto e a Pista de Pesca Internacional. Parta depois em direção ao Fluviário de Mora, onde mesmo ao lado tem o Parque Ecológico do Gameiro com o Passadiço que se estende ao longo da Ribeira de Raia.
Passadiço/Percurso do Gameiro
O percurso integra uma das diversas componentes do Parque Ecológico do Gameiro e engloba duas vertentes: a Zona Ribeirinha com 2930 metros (1500 metros em passadiço de madeira e 1430 metros em trilho), e a Zona do Montado (2570 metros). Ao longo deste percurso irá encontrar placas informativas sobre a fauna e a flora típica desta região.
Poderá observar salgueiros e choupos, característicos da flora ribeirinha. bem como anfíbios e alguns peixes de pequenas dimensões que por vezes se encontram nas margens da Ribeira do Raia.

Poderá observar algumas espécies de aves características da avifauna desta região. Depois de alguns metros percorridos existe um posto de observação, onde poderá descansar e ter uma visão mais ampla de todas as componentes do Parque Ecológico do Gameiro.
Terminada a zona do passadiço de madeira, segue-se a zona de trilho uma zona pobre em cor mas embelezada pela típica paisagem alentejana. Aqui predominam os sobreiros e alguns pinheiros. É de realçar a presença de alguns mamíferos que se passeiam na zona em busca de alimentos. Os cantos do chapim-real e do gaio tornam-se música para os ouvidos dos caminhantes que por aqui passam.
Parque Ecológico do Gameiro
Fluviário de Mora
O Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento da sua diversidade, importância e relação com a humanidade.
Foi inaugurado a 21 de Março de 2007 e ao longo da visita ficará a conhecer algumas das espécies dulciaquícolas de Portugal da nascente até à foz, outras que ocorrem na Península Ibérica, e também da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos grandes lagos africanos do vale do Rift.




Com a água doce como tema transversal a diversas áreas de conhecimento e culturas, a visita a este aquário é um local de sensibilização para cuidarmos desses ecossistemas que albergam uma enorme diversidade, apesar da água doce disponível em estado líquido à superfície constituir somente 0,01% de toda a água do planeta Terra.

Museu Interactivo do Megalitismo
Missão: A missão do Museu Interactivo do Megalitismo consiste na valorização e divulgação do património megalítico do Concelho de Mora e na afirmação da memória histórico-cultural do seu povo.
Visão: Através da valorização e divulgação do nosso património megalítico, o Museu Interactivo do Megalitismo pretende contribuir para o enriquecimento social, cultural e económico do Concelho de Mora, e para a sua afirmação como referência nacional e internacional do megalitismo.
Localizado praticamente no centro da vila de Mora, a escassos quilómetros do Fluviário, o Museu do Megalitismo, único a nível nacional, é a concretização de um sonho antigo da autarquia, no sentido da valorização do vasto e riquíssimo património megalítico existente no Concelho.


Rota da Estrada Nacional 2

A Estrada Nacional 2 é uma das mais importantes de Portugal. Esta faz a ligação de Norte a Sul do país num total de, aproximadamente, 740 quilómetros, atravessando 35 concelhos, entre os quais o Concelho de Mora.
Nos últimos tempos a EN2 tem sido um ponto de atracção relevante, fazendo as delícias de turistas nacionais e internacionais. De Faro a Chaves, esta rota faz o convite para se conhecer o interior do país.
Para a Câmara Municipal de Mora, a rota da Estrada Nacional 2 é uma mais valia para o Concelho, contribuindo para a divulgação da cultura, património, gastronomia e tradições locais.
Mostra Gastronómica da Caça

Inicia-se no dia 26 de novembro a Mostra Gastronómica da Caça do Concelho de Mora, que se prolonga até 11 de dezembro nos restaurantes aderentes, a divulgar brevemente.
Este é um evento que dura há 27 edições, pelo que já faz parte da tradição gastronómica do Concelho, com lugar nas quatro Freguesias: Brotas, Cabeção, Mora e Pavia.
A Mostra Gastronómica de Caça do Concelho de Mora é um contributo para o desenvolvimento turístico e económico local, através da tão importante valorização da gastronomia típica de excelência. O aproveitamento das espécies cinegéticas existentes é a base para a realização do evento, sendo que os pratos de caça que fazem parte das diversas ementas são em tudo variados.
Município de Mora, uma porta aberta para o futuro!