A MESA ESTÁ POSTA PARA O MARÇO, MÊS DO SÁVEL NO CONCELHO DE VILA FRANCA DE XIRA

Com a chegada do mês de Março, o Sável é presença obrigatória nas mesas de Vila Franca de Xira. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dá continuidade à Campanha de Gastronomia “Março, Mês do Sável”, numa iniciativa à qual se associam este ano 20 restaurantes de todo o Concelho, em Vialonga, Alverca, Alhandra, São João dos Montes e Vila Franca de Xira.

A Campanha foi oficialmente apresentada no passado dia 17 de fevereiro, no Centro de Eventos Plaza Ribeiro Telles, em Vila Franca de Xira, num evento que contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita e do Presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Vítor Costa, e que mobilizou jornalistas, operadores turísticos, restaurantes e representantes do movimento associativo e do tecido empresarial local. Para além da degustação do Sável, o momento incluiu também uma prova comentada dos vinhos “Encostas de Xira”.

Seja na sua confeção mais tradicional – o sável frito com açorda de ovas, ou descobrindo outras propostas em carta, como o sável frito com risoto de ovas ou a cabidela de sável, o “Março, Mês do Sável” é um evento mobilizador para milhares de visitantes que, a pretexto de uma bela refeição, descobrem um território cheio de motivos de interesse: natural, paisagístico, cultural e de lazer.

Para potenciar esta experiência, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira proporciona também, em articulação com diversos Operadores e Associações, alguns roteiros turísticos e culturais que incluem passeios no Tejo a bordo do Barco Varino “Liberdade” (núcleo museológico), visitas guiadas a museus e outras atividades. Novidade este ano é a parceria estabelecida com a ACAPSI (Associação Cultural dos Avieiros da Póvoa de Santa Iria) proporcionando, nos fins de semana de março, visitas livres e gratuitas à Casa Avieira situada na Frente Ribeirinha da Póvoa de Santa Iria.Assente na tradição gastronómica das comunidades Varina e Avieira, cuja fixação na borda do Tejo é parte essencial da história e da cultura do Concelho de Vila Franca de Xira, a Campanha de Gastronomia “Março, Mês do Sável” valoriza estas raízes, ao mesmo tempo que potencia a ligação do Município ao rio Tejo e promove a sua frente ribeirinha, com 22 km de extensão, enquanto uma das suas maiores riquezas naturais.

Para alargar a promoção do “Março, Mês do Sável”, a Câmara Municipal vai também promover nos Mercados Municipais, Showcookings a cargo do Chef José Maria Lino e do Chef Luís Machado, que irão confecionar a receita ao vivo, dando-a a provar aos visitantes. A primeira ação é a 29 de fevereiro, no Mercado de Vila Franca de Xira, seguindo-se os Mercados de Alhandra, Alverca, Forte da Casa e Vialonga.